Parecido com o modelo adotado por Curitiba, o sistema primeiro vai interligar as áreas. E em 2022 deverá oferecer aos trindadenses a oportunidade de acompanhar à distância solicitações para exames, asfaltamento, sinalização de ruas, vagas em cursos, troca de lâmpadas, por exemplo. Marden Júnior disse que a meta é “automatizar o atendimento das demandas da população”
Um sistema de gestão com recursos de tecnologia da informação dentro do conceito de cidade inteligente começa a ser implantado na Prefeitura de Trindade. O sistema foi apresentado nesta quinta-feira (09/09) ao prefeito Marden Júnior, aos secretários e presidentes de agências municipais.
Inicialmente o sistema está sendo implantado interligando áreas da Administração Municipal, de modo a permitir o acompanhamento de demandas entre as áreas. Isso visa dar racionalidade no planejamento e eficiência na entrega dos serviços necessários à cidade.
No segundo momento, previsto para 2022, a população é que vai ter acesso às suas demandas através de aplicativo e pelo site oficial da Prefeitura. Quem pedir a troca de uma lâmpada, o asfaltamento de uma rua, encaminhamento a uma vaga de emprego, ou uma consulta médica, por exemplo, poderá rastrear e acompanhar toda a evolução da solicitação virtualmente.
O sistema é parecido com o já implantado em cidades como Curitiba (PR). “Temos construído uma gestão participativa, envolvendo auxiliares do primeiro, segundo e terceiro escalão, mas principalmente ouvindo a população. Continuar ouvindo é o recado nessa reunião”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, o sistema que está sendo implantado tem o objetivo de, no primeiro momento, “organizar, planificar e ampliar os serviços que a Prefeitura presta ao cidadão e, na etapa seguinte, automatizar o atendimento das demandas da população através do aplicativo e do site da prefeitura”, salientou.
O sistema foi apresentado pelo assessor do gabinete do prefeito, Cristiano Galindo, que coordena esse trabalho. De acordo com ele, a área de Tecnologia da Informação da Prefeitura está passando por ajustes e modernização durante a primeira fase de implantação do sistema. Esta fase permitirá o acesso das áreas para a alimentação de dados.
“Primeiro o sistema vai facilitar o planejamento dos serviços e dos gastos necessários para eles através do acesso de informações pelas áreas administrativas. Depois dessa fase, ele vai democratizar a gestão, dando acesso ao cidadão”, reforçou o assessor.
A mesma reunião foi realizada também para o planejamento das secretarias e agências.
