Pacientes são crianças com idades de 9 meses e cinco anos. Vacinação segue lenta em todo o estado
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está monitorando dois casos suspeitos de sarampo em Goiás. As pacientes são duas crianças: uma moradora de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, que tem 5 anos de idade; e outra, de apenas 9 meses, que reside no município de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.
Segundo a pasta, o paciente de Valparaíso de Goiás é uma criança de 5 anos. O caso de Trindade é um bebê de 9 meses de idade.
A Prefeitura de Trindade informou que desde esta sexta-feira (27/05) uma equipe técnica da Vigilância em Saúde, da SMS/Trindade, está acompanhando o caso e determinou o isolamento da criança que está com suspeita de sarampo. Neste momento a equipe está na casa do bebê de 9 meses para realizar uma nova coleta de material que será analisado em um laboratório da rede conveniada do município.
A Secretaria Municipal de Saúde de Trindade quer tirar qualquer dúvida se o bebê foi contaminado. É preciso ressaltar que consta no cartão de vacinação da criança que no dia 30 de abril (quando foi realizada uma campanha de vacinação no município) a mesma recebeu a dose da vacina contra o sarampo e que o imunizante possui o vírus atenuado da doença. Desta forma é necessário tirar qualquer dúvida se as lesões no corpo do bebê são de uma contaminação externa ou se provenientes da própria imunização, sendo que cada organismo reage de uma forma ao receber uma vacina.
Vacinação sem adesão
A imunização contra a doença caminha a passos lentos em Goiás. De acordo com SES, enquanto a meta é vacinar 425 mil crianças de 6 meses a 5 anos, apenas 24,16% desse público compareceu às unidades de saúde para adquirir a proteção.
A vacinação segue incipiente inclusive entre os trabalhadores da saúde. Até a última sexta-feira (27), apenas 69.459 mil dos 196 mil esperados havia se imunizado.
- Notificação imediata de todo caso suspeito em até 24 horas;
- Adoção de medidas de isolamento do caso suspeito (precauções para aerossóis);
- Coleta e envio para o Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO) de amostras sorológicas, bem como de secreção nasofaringe e urina para realização de RT-PCR
- Bloqueio vacinal dos contactantes em até 72 horas (após esse período, a ação de vacinação pode e deve ser realizada, mas passa a ser uma ação de intensificação);
- Busca ativa de novos casos suspeitos.
Goiânia, Aparecida e Trindade
Neste sábado (28/05) a Prefeitura de Trindade realiza, até às 16 hs, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, o Imuniza Trindade, uma campanha de atualização do cartão de vacinas para qualquer idade e com todas as vacinas oferecidas pelo sistema público de saúde. Basta levar documentos pessoais e o cartão de vacinação.
O Vacimóvel da Prefeitura está neste momento na Vila Pai Eterno onde foi apontado o caso suspeito de sarampo. Toda a comunidade está convidada a atualizar as vacinas e garantir saúde à família. O Vacimóvel está na Rua 50, Qd. 182, Lt. 08, Vila Pai Eterno.
Também neste sábado (28), o Dia D de vacinação contra gripe e sarampo tem 42 locais disponíveis para imunizar crianças, adolescentes e adultos em Goiânia.
Em Aparecida de Goiânia, a prefeitura oferece 16 postos para a vacinação. De acordo com o governo, em todo o estado 246 municípios participam da ação.
