Grupo colocou o pé na estrada até o Rio Araguaia, em Aruanã, na madrugada desta terça-feira (19/07) em Trindade, onde 22 atletas estavam desde a noite anterior. Recepcionados em Trindade pelo prefeito Marden Júnior, receberam réplicas do Medalhão do Divino Pai Eterno enquanto ele recebeu o Troféu Jaburu, que vai acompanhar os atletas e retornar para Trindade no final. “Depois de dois anos sem fazer a Caminhada Ecológica, devido à pandemia, vê-la saindo da Capital da Fé, gera um exemplo de conscientização, de preservação do meio ambiente” declarou Marden Júnior
Os 22 atletas que vão percorrer os 310 quilômetros entre Trindade e o Rio Araguaia, em Aruanã, iniciaram hoje (19/07) a marcha de 310 quilômetros de caminhada em defesa do meio ambiente. Eles foram recepcionados em Trindade pelo prefeito Marden Júnior no final da tarde de segunda-feira (18/07).
O prefeito presenteou o grupo com réplicas do Medalhão do Divino Pai Eterno, e recebeu um troféu alusivo à Caminhada de 2022, além do Troféu Jaburu, que passará pelas mãos dos prefeitos de todas as cidades percorridas e depois retorna para Trindade.
“Depois de dois anos sem fazer a Caminhada Ecológica, devido à pandemia, vê-la saindo da Capital da Fé, gera um exemplo de conscientização, de preservação do meio ambiente” declarou Marden Júnior.
Segundo ele, esta caminhada deixa como mensagem essencial “a dedicação dos atletas que treinam dia a dia, passam na seletiva e seguem, com sentimento puro no coração para resgatar um valor importante como preservar o meio ambiente e que, ao iniciar em Trindade, a torna capital do meio ambiente”, reforçou.
Ainda pela manhã, Marden Júnior acompanhou a chegada dos atletas em Goianira, próxima cidade do percurso. Foi a primeira vez que um prefeito foi pessoalmente entregar o Troféu Jaburu, que simboliza a Caminhada Ecológica, para o colega da próxima cidade a recepcionar os atletas.
Prefeito de Goianira, Carlos Roberto Andrade, destacou o gesto que simboliza a interação com o prefeito de Trindade. “Nada melhor agora que dar essa conscientização sobre o meio ambiente juntos”, disse Carlos Roberto.
“Essa união entre os municípios é que vai fazer diferença na vida do povo das cidades goianas e o meio ambiente é o grande foco deste momento, confirmou Marden em Goianira.
Antes, os atletas pernoitaram em Trindade e foram abençoados em dois momentos antes de iniciarem a jornada na madrugada desta terça-feira (19/07). Durante a noite, na Igreja Matriz, os 22 atletas e a equipe organizadora participaram de uma missa simbólica que abençoou a iniciativa. Às 4h30 desta terça os participantes foram novamente abençoados na Basílica do Divino Pai Eterno, abrindo a caminhada deste ano antes mesmo do nascer do sol.
O início da Caminhada Ecológica em Trindade cruza dois importantes movimentos da atualidade: o ecoturismo focado na preservação ambiental, que é o tema central da marcha, e o turismo religioso, que tem na Romaria do Divino Pai Eterno uma das maiores representações no Brasil.
Para o 30º ano do evento, em 2023, Marden Júnior planeja construir um monumento à Caminhada Ecológica.
Dois representantes do governo estadual prestigiaram o lançamento da marcha deste ano em Trindade. O presidente da Agência Goiana de Turismo (Agetur), Fabrício Amaral, disse que os 29 anos da Caminhada Ecológica, partindo de Trindade, a tornam emblemática. “Representa a questão do meio ambiente, sustentabilidade, respeito com a fauna e a flora, e a fé”.
Também estava o secretário estadual de Esporte, Wenderson de Paula Rodrigues. “É um projeto maravilhoso e fundamental para setor, porque envolve lazer, convívio com fauna e flora, e que promove e desenvolve o esporte”, declarou.
Roberto Badur, secretário de Meio Ambiente de Trindade, enfatizou o significado da retomada da Caminhada após dois anos. “Precisamos cuidar, plantar e preservar nossa maior riqueza que é o Araguaia”, defendeu.
Participante da caminhada, o secretário de Agricultura e Abastecimento de Trindade, Esmeraldo da Silva Filho, disse que a bênção do Divino Pai Eterno dá energia para a caminhada. “A ansiedade é muito grande, mas com essa bênção vamos cumprir nossa missão tranquilamente”, afirmou ele.
Antônio Celso Fonseca, coordenador da Caminhada desde a primeira edição, agradeceu em nome da comissão ao prefeito e à população pelo envolvimento do município. “Esse calor, essa recepção, mostram que foi um acerto iniciar a caminhada em Trindade, o que nos fortalece para os 310 quilômetros até Aruanã”, afirmou ele.
Sandra Luísa, atleta que participa pela terceira vez na caminhada disse que sua mensagem é: “Ir e dar nosso grito pela natureza, grito que não pode ser dado por ela”.
A participante agradeceu ao prefeito Marden Júnior pela atenção dispensada ao grupo. “Acho que ele, porque é um atleta, tem o mesmo entendimento que nós, e fez uma recepção fantástica”, resumiu.
A também atleta Euzimar Silvânia da Silva, disse que ficou “emocionada e surpresa com o acolhimento recebido da Prefeitura de Trindade”.
Das cidades mais próximas do Rio Araguaia, o prefeito de Faina, Paulo Roberto Vieira, também veio a Trindade prestigiar o lançamento da Caminhada. “A passagem dessa caminhada sempre teve grande sentido para nós, representa os 7 milhões de goianos no momento em que o país clama por socorro na área do meio ambiente”, frisou.
