Há mais de 180 anos, famílias de romeiros chegam a Trindade depois de passarem às vezes vários dias por estradas vicinais, pousos improvisados, noites frias ao redor de fogueiras. São sertanejos motivados pelo compromisso de agradecer ao Divino Pai Eterno pelas graças que tiveram ou que almejam na vida no campo. Após um jejum de dois anos devido à pandemia, este ano as comitivas receberam da Prefeitura de Trindade apoio ainda em suas cidades, bem antes de partirem rumo às celebrações.
Vindos de ao menos 18 cidades goianas, mais de 400 carreiros e 3 mil cavaleiros e muladeiros repetirão nesta quinta-feira um dos momentos mais representativos da Romaria do Divino Pai Eterno, que é a sua própria romaria até o Carreiródromo, onde serão abençoados.
Há mais de 180 anos, famílias de romeiros chegam a Trindade depois de passarem às vezes vários dias por estradas vicinais, pousos improvisados, noites frias ao redor de fogueiras. São sertanejos que vêm motivados pelo compromisso de agradecer ao Divino Pai Eterno pelas graças que tiveram ou que almejam para a vida no campo.
Impedidas por dois anos de repetirem o gesto, abaladas por perdas e adoecimentos que sofreram, este ano, voltam a reviver a emoção e a esperança que essa fé desperta.
Já chegaram a Trindade comitivas vindas das cidades de Jandaia, Mossâmedes, Rianápolis, Anicuns, Nazário, Damolândia, Cezarina, Palmeiras de Goiás, Ouro Verde, Santa Rosa, Luziânia, Capelinha, Inhumas, Taquaral, Caldas Novas, Caldazinha, Cromínia e Mairipotaba. Outras estão a caminho e devem chegar a tempo do desfile.
No site da Prefeitura de Trindade foram publicados nesta quarta-feira, vários registros da equipe da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Trindade sobre alguns dos momentos das viagens de 2022 que marcarão para sempre a vida de antigos e jovens romeiros.






