Comércios de Goiás participam, na próxima quinta, do Dia Livre de Impostos, com descontos que podem chegar a 70% do valor final do produto.
Lojistas vão comercializar mercadorias e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes
Comerciantes de Goiás esperam triplicar as vendas durante o Dia Livre de Impostos, nesta quinta-feira (2). A data foi criada para conscientizar a população sobre como a alta tributação afeta o poder de compra. Durante a data, os lojistas participantes vão comercializar mercadorias e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto
Em Goiânia, por exemplo, uma concessionária venderá uma moto sem a cobrança de tributos. O veículo ficará exposto no Shopping Cerrado nesta semana. Quem for sorteado poderá adquirir a motocicleta sem pagar impostos. A gerente de vendas da empresa, Lorena Mendes Lima, explica que a companhia dediciu participar pois queria mostrar ao consumidor como é composto o preço de um determinado produto.
“Neste caso, a motocicleta a qual separamos para ser sorteada, uma modelo Factor 125, terá um desconto de 52%. Queremos que o cliente fique satisfeito e feliz por compra uma motocicleta a qual seja de sua necessidade ou um sonho, com a isenção de impostos”, afirmou a gerente.
Até o início do mês de maio a população brasileira já contribuiu com mais de R$ 1 trilhão em impostos, de acordo com o painel do Impostômetro que fica no Centro Histórico da capital paulista. Somente em Goiás, já foram pagos no mesmo período mais de R$ 20,9 bilhões em tributos.
Expectativa boa para o Dia Livre de Impostos
Além da concessionária de veículos, casas de carnes, quiosque de milk shake, óticas, lojas de colchões e móveis, lojas de vestuários, restaurantes com alimentação saudável e shopping são alguns ramos de empresas que já confirmaram participação no Dia Livre de Impostos.
Segundo o representante da empresa, financeiramente falando, participar da ação é viável para empresa, pois o desconto concedido ao cliente, deixa o produto abaixo do preço de custo. Entretanto, decidiram fazer isso como uma forma de protesto contra os impostos, com o objetivo de mostrar ao consumidor o quanto ele pagaria se não fosse por toda essa carga tributária.
“Por outro lado, há uma previsão de venda de outros produtos do mix, aumentando assim o ticket medido do cliente. Estaremos disponibilizando um desconto da carga tributária de toda a cadeira da carne, deixando assim, os cortes com preços abaixo do preço de custo”, afirmou.
De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Goiânia), empresas interessadas em participar da ação podem se cadastrar no www.dialivredeimpostos.com.br de forma gratuita.
Para participar o lojista precisa definir quais produtos serão vendidos sem impostos e reduzir o valor.
