Festas públicas e privadas de Carnaval estão liberadas em 3,1% dos municípios de Goiás – Goiás News

3,1% dos municípios de Goiás mantém as festas públicos e privados de Carnaval (Foto: Prefeitura de Caldas Novas)

Segundo o levantamento, 40,2% cancelaram todos os eventos públicos e privados

Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) da última semana informa que somente 3,1% dos municípios de Goiás mantiveram os festejos públicos e privados do Carnaval. Segundo o levantamento, 40,2% deles cancelaram as celebrações.

Os mesmos 42,2% ainda não definiram quais medidas serão adotadas. Outros 14,4% cancelaram os festejos públicos, mas mantiveram os privados.

No País, 3,3% dos municípios pretendem manter os festejos públicos e privados. 24,5% cancelaram os públicos, mas mantiveram os privados; 46,1% cancelaram os dois tipos; e 25,1% não definiram as medidas. 1,0% não respondeu.

Ao todo, o CNM ouviu 2.193 gestores (39,4% dos municípios do País) de 14 a 17 de fevereiro. Em Goiás, 97 participaram do levantamento (39,4%).

Algumas cidades

Em Caldas Novas, a prefeitura proibiu os eventos públicos, mas permitiu os privados – mesmo os de grande porte. Além disso, o prefeito Kleber Marra (Republicanos) decretou ponto facultativo nas repartições públicas no dia 28 (segunda-feira), e no dia 2/3 (quarta), até as 14h. A expectativa é receber milhares de turistas no feriado do Carnaval.

Pirenópolis, por sua vez, informou por nota: “Tendo em vista a proteção de seus moradores e visitantes, a Prefeitura informa que não promoverá festas públicas de carnaval e não expedirá alvarás de eventos carnavalescos. Lembra também da importância de todos seguirem as medidas de biossegurança vigentes.”

 Na Folha, reportagem informa que decreto recente proíbe as festas de ruas ou locais fechados. O texto, contudo, prevê que bares, restaurantes, lanchonetes, food trucks, casas de espetáculos e congêneres poderão funcionar com música ao vivo ou som mecânico. Estes, porém, devem respeitar a ocupação de 60% de sua capacidade máxima.