Trindade tem sinais positivos de apoio ao incremento do turismo em evento com Ministro e Governador – Goiás News

“Pensamos sempre na valorização dos prédios históricos, então é importante prestigiar uma inauguração como a da Antiga Chefatura, afinal somos uma cidade turística também”, afirmou o prefeito de Trindade. Ele ouviu do presidente da Agetur, Fabrício Amaral, que o estado quer apoiar a Festa do Divino Pai Eterno de 2022 conforme recomendarem as autoridades de saúde, “ainda que seja um evento menor”. Ministro Turismo, Gilson Machado Neto discursou citando vigor do turismo histórico, gastronômico, natural e religioso de Goiás, que tem em Trindade seu maior polo

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, acompanhado do secretário Municipal de Turismo e Cultura, Warley Lopes, ouviu palavras de estímulo e apoio à realização da Festa do Divino Pai Eterno deste ano e ao incremento do turismo no município. As declarações vieram na quarta-feira (16/02) durante eventos em Goiânia.

Ambos foram convidados para a recepção de autoridades goianas ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, na sede do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a presença de prefeitos de outras cidades.

De lá, o prefeito e o secretário acompanharam o ministro e as autoridades locais na inauguração da restauração do prédio da Antiga Chefatura de Polícia, na Praça Cívica, onde o governador Ronaldo Caiado recebeu todos.

“Pensamos sempre na valorização dos prédios históricos, então é importante prestigiar uma inauguração como a da Antiga Chefatura, afinal somos uma cidade turística também”, afirmou o prefeito de Trindade.

Já Warley Lopes aproveitou o evento para costurar agendas de interesse do turismo e da cultura trindadenses. “É importante prestigiar oportunidades de circular entre dirigentes de órgãos onde Trindade tem projetos de grande importância para a cidade tramitando”, destacou o secretário, confirmando encontros em Brasília nos próximos dias.

Ainda no trajeto para a entrega da obra restaurada, ele ouviu do presidente da Agência Goiana de Turismo, Fabrício Amaral, que o estado quer apoiar a realização da Festa do Divino Pai Eterno de 2022 em composição com as recomendações da área de saúde sobre a pandemia de Covid-19. “Queremos entregar uma festa bonita. Ainda que possa ser um evento menor”, disse ele.

Amaral também citou que vai a Portugal nos próximos dias e um dos eventos de uma rodada de negócios, envolve a vinculação de Trindade à cidade de Fátima, naquele país, o que já vem sendo tratado pela Prefeitura e pelo Consulado de Portugal em Goiás.

Durante a inauguração do prédio da Antiga Chefatura, também o ministro do Turismo fez referência à vocação de Goiás para vários tipos de turismo, citando o religioso, que tem em Trindade seu maior polo, o turismo histórico, o gastronômico e belezas naturais, como Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros, por exemplo.

Outro a discursar fazendo alusão direta a Trindade foi o superintendente do Iphan em Goiás, Alysson Cabral. Ele fez um cumprimento especial a Marden Júnior: “Conte sempre com o Iphan que vamos ajudar sempre que possível”, disse, citando depois que o instituto investiu R$ 800 mil em restauração de igrejas em Trindade em anos recentes. A presidente nacional do Iphan, Larissa Peixoto, também participou da solenidade.

A obra entregue ontem contou com R$ 6,4 milhões do Iphan. O espaço, segundo descrito pelo secretário de Governo, Adriano da Rocha Lima, vai ser uma referência em pesquisa e alta tecnologia, abrigando a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás, o Instituto Mauro Borges, o Centro de Inteligência Artificial, um departamento da Secretaria de Governo e uma cafeteria. “É um prédio do marco zero de Goiânia, uma obra clássica”, destacou.