Instabilidade também afeta outras dez redes como Twitter, Telegram e Tik Tok – Goiás News

Com a queda do Whatsapp, uma forte migração foi sentida para outros serviços de mensagem, como o Telegram

Esta segunda-feira, 04, foi marcada pela queda de redes sociais importantes. Além da instabilidade sentida nas redes sociais que pertencem ao Facebook, como o Instagram e o WhatsApp, os internautas perceberam o problema em outras redes. Segundo o DownDetector, um monitor que avalia a estabilidade de plataformas digitais, ao menos quatro redes também apresentaram problemas, entre elas o Telegram, Snapchat, TikTok e Twitter.

Com a queda do Whatsapp, uma forte migração foi sentida para outros serviços de mensagem, como o Telegram. Após o forte pico de acessos, a rede também parou de funcionar e apresentou bastante lentidão. As reclamações de serviços lentos e quedas começaram após o Facebook parar de funcionar.

O DownDetector apresentou ainda uma dificuldade de funcionamento em serviços da Google, como o Gmail e o YouTube. O LinkedIn e o Google Drive, além da plataforma Microsoft Teams, também participaram das quedas, segundo internautas.

Já no Brasil, usuários relataram uma dificuldade para acessar o aplicativo da Nubank. A fintech admitiu que há uma instabilidade ao pagar boletos, pedindo que os clientes aguardem caso não consigam utilizar a modalidade. Além disso, uma mensagem no aplicativo alerta sobre o problema.

O monitor de instabilidade mostrou ainda que o site da Amazon e o Amazon Web Services também enfrentaram dificuldades, bem como o jogo Pokémon Go para celulares.

Veículos apontam hipóteses para queda do Facebook

Após cerca de 4 horas fora do ar, o Facebook e seus principais aplicativos -WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram- ainda não dão sinais de retorno. O apagão se deu em diversas partes do mundo: Brasil, Índia e Estados Unidos foram alguns dos países que registraram queixas dos usuários.

Um pico de reclamações foi captado pelo site Downdetector pouco depois das 12h nas redes sociais. Perto das 13h, eram cerca de 52 mil reclamações contra o WhatsApp, 15 mil contra o Instagram e 7.500 contra o Facebook, de acordo com o site.

Desde então, o assunto segue entre os mais comentados no Twitter, rede social independente do Facebook que não caiu e onde a empresa se manifestou para falar que estava “trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido o possível”.

Ainda não há explicações oficiais sobre a queda das redes sociais, mas algumas hipóteses estão sendo apontadas. O site The Verge, especializado em cobertura de tecnologia, afirma que “o problema é aparentemente” o DNS (Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínio). A sigla denomina um sistema que registra os nomes do site e os seus endereços IP -que são um número identificador.

Quando um usuário digita o site no qual deseja navegar, por exemplo, é esse sistema o responsável por traduzir o que foi digitado para o endereço IP e permite o acesso. O BGP (Border Gateway Protocol, ou Protocolo de Entrada da Fronteira) também pode ser um dos motivos. Ele é uma espécie de conjunto de regras responsáveis por conectar as redes de internet.

O jornal New York Times, por exemplo, por meio de fontes do departamento de segurança do Facebook que quiseram anonimato, sustenta que a possibilidade de um ataque hacker é improvável. A explicação seria a sincronia da queda das três redes, que possuem tecnologias diferentes.

O jornal americano diz ainda que a plataforma interna de comunicação da empresa, Workplace, também saiu do ar.
Já o britânico Financial Times destaca que o apagão ocorre um dia antes de uma funcionária da companhia testemunhar no Senado americano. Frances Haugen foi a responsável por fornecer os documentos internos da empresa que deram origem a uma série de reportagens do Wall Street Journal.

O veículo afirma, por exemplo, que a companhia estava ciente desde 2019 de que o Instagram, rede social da qual é dona, é potencialmente danoso para a saúde mental de meninas adolescentes.

“Sinceras desculpas a todos os afetados pelas interrupções”, afirma o diretor de tecnologia do Facebook

O diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, pediu desculpas pela instabilidade e queda dos aplicativos

Fora do ar desde o começo desta tarde de segunda-feira (4), a queda da rede social Facebook e de seus aplicativos mais utilizados (WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger) tem gerado reclamações no Twitter.

O diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, pediu desculpas pela instabilidade e queda dos aplicativos e afirmou que todos estão trabalhando para resolver “problemas de rede”.

Já o Instagram comunicou, também pela sua conta no Twitter, que os aplicativos do Facebook estão “passando por problemas” e pediu paciência aos usuários.

O diretor de tecnologia da empresa não especificou as falhas e também não deu nenhuma previsão para os serviços voltarem a funcionar.