Saiba como ativar recursos no aplicativo de mensagens para evitar ser vítima de clonagem e roubo de conta.
1. A autenticação em dois fatores do seu WhatsApp está ativa?
Essa configuração reforça a segurança do seu WhatsApp. Ela adiciona uma senha, que é solicitada ao entrar no aplicativo por um novo telefone, por exemplo. O serviço também a pede de vez em quando para garantir que você não irá esquecê-la. A senha impede que golpistas roubem seu WhatsApp! É importante proteger seu e-mail de recuperação com uma senha forte, porque ele pode ser usado para burlar o mecanismo.
Dica: utilize uma senha que você vá lembrar, mas que não seja a mesma usada em outros serviços.
Veja como mudar essa opção:
1. Vá até as configurações do WhatsApp;
2. Toque em “Conta”;
3. Depois em “Confirmação em duas etapas”;
4. E configure sua senha.
2. Quem pode ver a sua foto de perfil?
Deixar a foto de perfil visível apenas para seus contatos pode evitar a “clonagem” do seu WhatsApp. Neste golpe, o criminoso copia a sua imagem e utiliza um outro número para pedir que as pessoas transfiram dinheiro para ele. Ele costuma tentar se passar por você ao dizer que trocou de número e pede para os contatos o adicionarem em suas agendas. Veja como mudar essa opção:
1. Vá até as configurações do WhatsApp;
2. Toque em “Conta”;
3. Depois em “Privacidade”;
4. E selecione “Foto do Perfil”.
3. O que fazer se um número desconhecido com a foto de algum familiar ou amigo te pedir dinheiro?
Ter cautela nesses momentos é importante! Principalmente se o pedido vier de um número que não está na sua agenda de contatos. Faça uma ligação para o amigo ou familiar e confirme se é realmente ele que está enviando a mensagem. Se não for, você ajudará a avisá-lo de quem algum criminoso está tentando se passar por ele.
4. Se alguém te pedir um código de 6 dígitos enviado por SMS, o que você faz?
Se alguém instalar o WhatsApp em um celular e inclui o número do seu telefone, você receberá um SMS com um código de 6 dígitos para confirmar a entrada. Nunca repasse esse código! Quem tiver acesso a ele pode roubar a sua conta. Geralmente, golpistas tentam enganar vítimas afirmando que precisam do código para confirmar a presença em uma festa, evento ou promoção. Fique atento! Nas mensagens que o aplicativo envia, sempre vem escrito “código do WhatsApp”.

5. O que fazer caso a sua conta do WhatsApp seja roubada?
-
Se alguém conseguir roubar a conta do seu WhatsApp, o seu telefone perderá o acesso ao aplicativo. Caso isso aconteça, não troque de chip. Tente entrar novamente no WhatsApp usando seu número de celular. Ao colocar o telefone no aplicativo, você receberá o código via SMS. Assim que você o inserir, quem estiver usando sua conta será desconectado automaticamente.
Também pode ser necessário informar o código de confirmação em duas etapas. Se você não souber esse código, é possível que o criminoso tenha ativado a opção.
Se isso acontecer, é preciso aguardar sete dias para poder acessar o seu WhatsApp sem o código de confirmação em duas etapas. Mesmo que você não saiba o código de confirmação em duas etapas, a pessoa que estava usando sua conta será desconectada quando você inserir o código de seis dígitos recebido por SMS.


