Prefeitura de Itu realiza fiscalização contra o desperdício de água na estiagem – Goiás News

O governo municipal alerta para a necessidade do uso consciente da água pela população e está recebendo denúncias de desperdício. Veja quais situações podem gerar multas.

O Estado de São Paulo está em alerta para emergência hídrica devido ao déficit de chuvas severo, considerado a pior seca em 91 anos. A situação afeta o abastecimento de água e também o fornecimento de energia elétrica. Por isso, o poder público e a população precisam se unir para enfrentar o período de estiagem com cautela e precaução.

Em Itu (SP), desde o início de maio, estão sendo adotadas ações de preservação dos mananciais que abastecem o município e, em julho, iniciou-se um sistema rodízio de abastecimento de água. Além disso, a prefeitura está fazendo um trabalho de fiscalização, com viaturas que percorrem os bairros da cidade, podendo até aplicar multas.

A expectativa é reduzir o consumo nas residências em 30% evitando os desperdícios e conscientizando a população sobre a importância de economizar água neste período de estiagem.

São consideradas situações de desperdício do recurso, ações como:

  • Lavar calçada com o uso contínuo de água;
  • Molhar ruas continuamente;
  • Manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente;
  • Lavar veículos com uso contínuo de água.

Para a fiscalização, a Prefeitura de Itu pede também o auxílio da população com as denúncias. Os moradores que flagrarem situações de desperdício de água podem relatar o caso ligando para o número 0800 722 4827 ou enviando WhatsApp para (11) 94354-0219.

Fiscalizar também é uma forma de educar e coibir quem ainda desperdiça água. Evitar multas e desperdício depende de todos!

Como evitar o desperdício de água

O uso consciente da água se faz ainda mais necessário e importante neste período de estiagem. Por isso, pratique as dicas abaixo e contribua para vencermos essa batalha.

  1. Tome banhos mais curtos e evite deixar o registro aberto enquanto se ensaboa ou lava os cabelos;
  2. Feche a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos, faz a barba, etc;
  3. Não acione a descarga do vaso sanitário sem necessidade;
  4. Instale dispositivos para o controle do fluxo de água no vaso sanitário e nas torneiras;
  5. Ensaboe toda a louça das refeições e enxágue todas as peças de uma vez;
  6. Economize na máquina de lavar roupas e, quando usá-la, reutilize a água para higienizar o quintal ou a garagem, por exemplo;
  7. Não utilize mangueiras para lavar calçadas, carros e regar plantas.

Essa luta é coletiva e a colaboração de todos faz a diferença.