
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, da Secretaria de Assistência Social, realizou, na segunda-feira (14/06), no Cras do Setor Laguna Parque, ações de conscientização e entretenimento para idosos da região.
A Prefeitura de Trindade destaca a importância do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, neste 15 de junho.
A secretária de Assistência Social, Gabriela Alves, diz que “desenvolvemos ações para reforçar a importância de cada indivíduo do nosso município”. Segundo ela, “é de grande importância abordar a data, não só com os idosos, mas com a comunidade em geral”.
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Laguna Parque, Eliane Santana, explica que muitos casos de agressão acontecem dentro de casa, no próprio meio familiar, daí a importância de tratar o tema trazendo palestras e discussões.
“Neste momento de pandemia de Covid-19, os idosos estão mais vulneráveis com os seus agressores dentro de casa, assim como as crianças e as mulheres”, alerta Eliane Santana.

A moradora Paula Davi, de 60 anos, diz que gostou da ação. O que aprendeu durante a palestra vai ser passado adiante. Para a moradora, além do aprendizado, o momento proporcionou descontração.
“Eu acho perfeito, porque realmente precisa ter orientação”, afirma Paula. “Eu não sofro nenhuma violência, mas eu sei que tem muitos idosos que sofrem e é necessário a gente saber dos nossos direitos”, disse.
Durante a iniciativa, foram trabalhados alguns eixos da assistência social, como convivência, direito de ser e a participação social.
