Ex-secretário de Estado americano morre por complicações da Covid – Goiás News

Colin Powell foi secretário de Estado durante o mandato do republicano George W. Bush PAUL BUCK/AFP – 26.10.2000

Colin Powell foi o 1º afro-americano a ocupar o posto de comandante do Estado-Maior Conjunto

Colin Powell, que foi secretário de Estado americano durante o mandato do republicano George W. Bush, faleceu aos 84 anos vítima de “complicações da Covid-19”, anunciou nesta segunda-feira (18) a família.

“Nós perdemos um notável e amoroso marido, pai, avô e um grande americano”, afirmou a família em um comunicado publicado nas redes sociais.

Powell foi o primeiro afro-americano a ocupar o posto de comandante do Estado-Maior Conjunto, antes de se tornar o chefe da diplomacia americana.

No comunicado, os parentes do militar informam também que Powell estava completamente vacinado contra a doença e agradece a equipe médica do hospital militar Walter Reed. “Perdemos um inesquecível e amoroso marido, pai, avô e um grande americano.”

Como general de quatro estrelas do Exército, foi chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no governo de George H.W. Bush durante a Guerra do Golfo, em 1991, na qual as forças lideradas pelos EUA expulsaram as tropas iraquianas do Kuwait. Um republicano moderado e pragmático, mais tarde serviu como secretário de Estado de George W. Bush.